Sob pressão
Resenhas

Sob Pressão – A Rotina de Guerra de Um Médico Brasileiro

O título do livro já é bem sugestivo, não é mesmo?

Através da narrativa de Márcio Maranhão, cirurgião especializado em cirurgia torácica, e autor do livro, são contados os casos mais frequentes e pouco revelados que acontecem dentro da área da saúde pública no Brasil.

O Dr. relata a luta massacrante e sem trégua que um médico do sistema público brasileiro precisa enfrentar todos os dias para salvar vidas, mesmo que em algumas vezes isso signifique perder a sua.

Dentre os episódios que Márcio narra está o de uma jovem que chegou ao hospital com um grave ferimento decorrente de uma facada que levara de seu namorado. A moça fora “operada” pelo doutor em uma enfermaria, quando na verdade devia estar em uma UTI, mas por falta de vaga, teve de ser atendida ali mesmo. Felizmente acorreu tudo bem, na medida do possível e a paciente foi salva.

Mas um dos casos que mais me chocou foi o de um senhor que havia caído de uma laje, no Complexo da Maré, uma comunidade bastante perigosa do estado do Rio de Janeiro.

Quando a ambulância do SAMU chegou no local, o doutor Márcio percebeu de cara que o homem já estava morto, pois havia caído sobre fios de alta tensão e morrera carbonizado. Mas como anunciar o falecimento da vítima ali naquele local? Cercado de bandidos, uma vez que, a vítima era tio do chefe do tráfico?

Sem outra alternativa, para salvar sua pele e de sua equipe, Márcio simulou um atendimento e até chegou a entubar o difundo, pois se os moradores achassem que o homem ainda estava com vida, a equipe de médicos poderia sair daquela comunidade à salvos, já que iriam levá-lo ao hospital.

E esses dois casos são só alguns dos muitos que ele relatou no livro.

O romantismo da medicina pública para Márcio torna-se em sapo com o passar do tempo e o médico começa a desmotivar-se da profissão que sempre sonhou em exercer. ⠀

Será que o Dr. Márcio continuará atuando? A saúde no país terá melhorias? Bom, talvez para a segunda pergunta a gente já tenha uma resposta imediata né!? 🙁🏥👎
⭐️ 5/5

Meu nome é Kamila, tenho 22 anos e adoro ler desde que me conheço. O blog Resenhista foi criado em Dezembro de 2016, e nasceu da junção da insistência do meu namorado em criar um espaço onde eu pudesse explorar e expor minha paixões literária e a minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que eu ia lendo. Apesar do blog ser ainda muito novo, já tem alcançado um certo público e esse é um dos pontos que mais me motivam continuar a escrever. O Resenhista começou com o desejo de criar uma biblioteca pessoal virtual, e é claro, por meu fascínio por livros e hoje faço dele minha diversão, meu robe favorito. Desde que comecei a resenhar, poucos foram os dias em que passei sem pegar em um livro. Leio em média 8 à 10 livros por mês, dependendo dos compromissos pessoais. Levo uma vida bem tranquila, na medida do possível, me formei em Letras-Literatura em Dezembro de 2016 e hoje curso Pós Graduação em Letramento. Sou professora mas meu grande sonho é tornar-me JORNALISTA!!! Hoje as ferramentas que mais me trazem retorno são o Instagram e o Blog, porém tenho uma página no Facebook, Twitter e futuramente, quem sabe, um canal no YouTube. Espero que possamos nos divertir juntos e agregar valores. Um grande cheiro e Volte Sempre!

 41 Posts 5 Comments 5450 Views