Mundo Kami

Thriller: uma nova experiência literária

Para quem ainda não conhece o thriller ou suspense é um gênero da literatura, que usa o suspense, tensão e excitação como elementos principais no enredo. Seu maior objetivo é mexer com o psicológico do leitor.

Hoje eu vim contar para vocês como está sendo a minha experiência com esse tipo de leitura e quais são os pontos positivos e negativos que alguns livros me trouxeram. É muito importante ressaltar também que, como eu sou super novata nesse mundo dos suspenses, tudo que for escrito neste post será baseado nas minhas primeiras impressões.  Então, sem mais delongas, vamos lá!

Meu primeiro contato com o gênero foi através do livro O diário de uma escrava, e eu confesso que comprei o livro apenas pela capa, mas acabei tendo uma das leituras mais marcantes da minha vida.  Digo marcante porque jamais esquecerei o que a história me fez sentir e o quanto eu fiquei mexida.  O nível de empatia que um thriller pode causar no leitor é incrível e muito difícil de explicar.

Eu peguei o livro um dia pela manhã na intenção de apenas folheá-lo, pois já haviam algumas leituras na frente, mas ao passar da primeira página, não consegui mais parar de ler, e terminei no mesmo dia.

Ler um trhiller não é para qualquer leitor. Eu, por exemplo, fiquei sem pegar em um livro por quase duas semanas depois de ter lido meu primeiro thriller. Eu não conseguia parar de pensar nas personagens e mesmo depois de ter escrito a resenha, ainda sim continuei tensa.

Geralmente, quando um livro mexe muito comigo, eu procuro escrever logo a resenha e postá-la em seguida, pois assim, tenho a oportunidade de conversar sobre o livro com as pessoas que lêem a resenha e descarregar um pouco do peso que a leitura me causou. Mas nem sempre essa tática funciona com os thrillers.

Empatia, aflição, medo, angústia… um milhão de sensações diluídas em páginas e capazes de mudarem seus conceitos sobre muita coisa e a enxergar situações que antes passavam despercebidas aos nossos olhos.

Sou uma leitora muito medrosa e pouco corajosa, mas estou aos pouquinhos me arriscando a sair do meu mundinho de romances, que eu amo demais, e me permitindo ler coisas novas. Até hoje, todos os thrillers que eu já li foram em leituras conjuntas, pois ainda não me sinto preparada para ler sozinha, e ler juntos com outras pessoas faz com que eu me sinta mais protegida e com menos medo.

O livro mais recente que li foi Entre quatro paredes e posso afirmar com todas as letras que, se eu não tivesse pessoas por perto para comentar sobre essa leitura, com certeza teria rolado uma ressaca literária daquelas bem brabas.

Para muitos pode parecer bobeira, mas esse tipo de leitura me faz bem de um modo geral, apesar de me causar até dor de cabeça às vezes, e eu sinto-me orgulhosa de mim mesma só pelo fato de conseguir finalizar o livro. Me sinto mais confiante, mesmo sabendo que não passa de uma estória (algumas vezes são baseadas em fatos), pois há algum tempo atrás eu não lia essas coisas de jeito nenhum. Acho que estou crescendo!

Espero que você tenham gostado desse papo e aproveito para convidá-los a trocarem suas experiência com esse gênero ou outros que estão arriscando ler. Deixem aqui nos comentários o que vocês acharam.

Aceito dicas de novos assuntos para posts. Um grande beijo e uma boa leitura à todos!

Meu nome é Kamila, tenho 22 anos e adoro ler desde que me conheço. O blog Resenhista foi criado em Dezembro de 2016, e nasceu da junção da insistência do meu namorado em criar um espaço onde eu pudesse explorar e expor minha paixões literária e a minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que eu ia lendo. Apesar do blog ser ainda muito novo, já tem alcançado um certo público e esse é um dos pontos que mais me motivam continuar a escrever. O Resenhista começou com o desejo de criar uma biblioteca pessoal virtual, e é claro, por meu fascínio por livros e hoje faço dele minha diversão, meu robe favorito. Desde que comecei a resenhar, poucos foram os dias em que passei sem pegar em um livro. Leio em média 8 à 10 livros por mês, dependendo dos compromissos pessoais. Levo uma vida bem tranquila, na medida do possível, me formei em Letras-Literatura em Dezembro de 2016 e hoje curso Pós Graduação em Letramento. Sou professora mas meu grande sonho é tornar-me JORNALISTA!!! Hoje as ferramentas que mais me trazem retorno são o Instagram e o Blog, porém tenho uma página no Facebook, Twitter e futuramente, quem sabe, um canal no YouTube. Espero que possamos nos divertir juntos e agregar valores. Um grande cheiro e Volte Sempre!

 41 Posts 5 Comments 5453 Views